Projetos Educativos

Brincando com o corpo
Cozinha Experimental
Educação Financeira

Brincando com o corpo

O brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, pois permite que a criança impulsione seu desenvolvimento além do estágio que ela já atingiu, pois pode criar situações imaginárias mesmo que dependa de expectativas e convenções presentes na cultura. A criança pode ressignificar através da brincadeira elementos culturais e também negociar e compartilhar objetos com outras crianças.

Essa vivência do brincar também é considerada importante como um meio de expressão, uma vez que surgem conflitos, sentimentos, ansiedades e fantasias no decorrer da atividade.

Para que essa experiência incida, disponibilizamos espaço e tempo, aos os alunos para brincadeiras livres e dirigidas tais como dia do desafio, jogos indígenas, aulas de educação física, hora do parque, atividades cênicas, entre outros.

Cozinha Experimental

As ações pedagógicas contribuem muito para a formação de hábitos saudáveis na vida das crianças. Considerando isso, o projeto busca uma reflexão junto à família e a criança sobre alimentação saudável através de atividades em que a criança seja protagonista no processo.

As atividades da cozinha experimental têm como objetivo estimular hábitos de alimentação saudável bem como estimular o paladar para a degustação e apreciação dos mais variados sabores. Os sentidos, como olfato, tato e o paladar também são estimulados.

O Projeto vai além do trabalho com a alimentação. Através dessas aulas, os conceitos matemáticos tais como cores, formas e medidas são abordados. A riqueza da nossa cultura brasileira também pode ser vista, percebida e vivenciada através dessas aulas.

Educação Financeira e Empreendedorismo

Baseia-se nos quatro pilares da educação defendidos pela UNESCO (aprender a conhecer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a fazer). O objetivo deste projeto é desenvolver habilidade nos alunos para que possam tomar decisões mais fundamentadas e seguras, melhorando assim o gerenciamento de seus recursos.

O trabalho é desenvolvido a partir de situações cotidianas para que seja possível mostrar o impacto das ações individuais no contexto social, aprimorando assim as capacidades de integração com a sociedade. Além disso, permite o planejamento do que o aluno deseja para si considerando o impacto que isto terá no contexto social e familiar.

Os conceitos de responsabilidade social, consumo consciente e sustentabilidade também são trabalhados no âmbito deste projeto.