Para Evitar uma Nova Crise Hídrica Cada Gota Conta

A crise hídrica que abateu o estado de São Paulo de 2014 a 2016 ainda é um trauma na vida do cidadão paulista que amargou dias de torneiras secas. Passados dois anos, o fantasma daquele período volta a rondar com a divulgação dos dados atuais do Sistema Cantareira e Guarapiranga. Os reservatórios estão operando em níveis abaixo dos registrados naquele período. E pior, os outros cinco reservatórios da Sabesp também estão em patamar abaixo do registrado naquele ano.

COMPARTILHE:  

Pensado nisso, foi realizada com alunos dos 4ºB I e BII uma atividade sobre uso consciente da água.

 COMPARTILHE:  

A atividade consistia em fazer com que os estudantes refletissem sobre a atual crise hídrica e também buscassem soluções para conscientizar a comunidade escolar sobre o tema: Uso racional da água.

“Após assistirmos  vídeos sobre o tema na aula e analisarmos dados e gráficos sobre a questão hídrica no mundo, foi feita uma roda de conversa onde discutimos sobre formas de evitar o desperdício, bem como,  possíveis soluções para questões relacionadas a poluição dos rios e mananciais da nossa cidade”, descreve Luciano Marinho, professor.

 

Após a roda de conversa os estudantes foram conhecer o sistema de captação de águas pluviais (água da chuva) do colégio. O funcionário da manutenção Everton  Américo explicou como funciona e falou um pouco sobre a economia de água que ele proporciona, não só para o colégio, mas também sobre a responsabilidade social e ambiental que esta medida representa.

Os alunos ficaram encantados com o que viram, e perceberam como ações simples são capazes de economizar um grande volume de água.

O passo seguinte foi multiplicar o que aprenderam e conscientizarem toda a comunidade escolar sobre a economia de água e atitudes que possam ajudar a evitar uma nova crise hídrica. Assim, os estudantes confeccionaram cartazes em formato de “gota d’água”. Este material foi colado em diversos pontos de saída de água do colégio: torneiras, banheiros, vasos sanitários, bebedouros, cozinhas…

 

Os cartazes trazem mensagens de conscientização sobre o uso da água.

Para finalizar a atividade os alunos fizeram uma atividade avaliativa sobre todo o conteúdo trabalhado.

* A água, substância essencial à vida, destaca-se como tema presente em muitos momentos do ensino fundamental e está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais para educação básica no Brasil.

COMPARTILHE:  

Conheça o Certus

Venha nos visitar

Siga-nos no Instagram

Últimas

Aprenda como ensinar seus filhos sobre o consumo consciente

| Destaque | No Comments

Não é raro que crianças peçam vários produtos quando saem com os pais. Elas têm uma noção muito forte do aqui e do agora e, por isso, não se preocupam…

Parlamento Jovem | Temos uma Representante na Câmara dos Vereadores

| 2018, Primeira Linha, Projetos | No Comments

A estudante Victoria Robélia Muñoz Maranhão do 8º ano A1, foi diplomada Vereadora no Parlamento Jovem 2018, da Câmara Municipal de São Paulo. COMPARTILHE:   O projeto de lei apresentado pela estudante…

O que levar em consideração para escolher a escola para os filhos?

| Destaque | No Comments

O que é indispensável em um bom colégio? Quais critérios levar em consideração? A opinião da criança deve sobressair-se à dos pais? É natural surgirem dúvidas no momento de escolher escola para os filhos….

Saiba como identificar a dificuldade de aprendizagem em seu filho

| Destaque | No Comments

A dificuldade de aprendizagem é mais comum que muitas pessoas imaginam. Embora aconteça com graus bem distintos, essa realidade não está distante das nossas escolas e, por consequência, dos nossos…

 

Leave a Reply