TAPETE SENSORIAL | APRENDER BRINCANDO

By 29 de junho de 20172017, Ed. Infantil
Turma da Recreação do Certus experimenta tapete sensorial

Veja o álbum de fotos

COMPARTILHE:  

SAIBA MAIS!

 

Professoras Lilian Rodrigues e Elaine Cristina Santos criam um tapete sensorial de sucata e estimulam o conhecimento dos cinco sentidos nas turmas da Educação Infantil.

Tapete sensorial usado pelas crianças da Recreação da Educação Infantil do Certus

O tapete sensorial proporcionou uma experiência de paladar e tato onde as crianças puderam identificar os diversos sabores e se deliciar com os alimentos que mais gostaram.

A experiência é importante porque contribui para o desenvolvimento global do infante.

Para a experimentação os alunos tiveram os olhos vendados e provaram comes salgado, azedo e doce. Ao saborear a criança era questionada sobre o que ela sentia. Natália Urbanvick, da Recreação B1 foi enfática: “Gostei mais de experimentar o amargo”.

Jogos, brincadeiras e outras atividades
sensoriais estimulam a inteligência,
ajudam na criatividade e permitem
que os alunos aprendam mais e melhor.

Eduqa.me

Crianças da Recreação da Educação Infantil do Certus vivência estímulo sensorial do paladar e do tato em tapete sensorial

Como o objetivo da atividade era identificar os cinco sentidos, estimular as sensações para desenvolver o autoconhecimento, outros experimentos foram propostos, como o tapete sensorial, em que foram utilizados diversos materiais com texturas entre macio e áspero.

A vivência expandiu para reconhecimento e identificação de diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens. Nessa fase da infância todos os estímulos contribui no processo de aprendizagem.

Crianças da Recreação da Educação Infantil do Certus vivência estímulo sensorial do paladar e do tato em tapete sensorialCOMPARTILHE:  

O portal Eduqa.me pontua que “jogos, brincadeiras e outras atividades sensoriais estimulam a inteligência, ajudam na criatividade e permitem que os alunos aprendam mais e melhor”. Entenda sobre a importância das Atividades Sensoriais: na Educação Infantil, Experimentar é Aprender.

Fato é que o momento agradou aos pequenos. Quanto ao tapete sensorial, Miguel Marcondes, da Recreação A1 expôs: “O macio é muito confortável”. Ele já fala com conhecimento de causa, afinal, conforto é o que todo mundo quer na vida.

Saiba mais sobre a ciência e cognição.

Criança brinca com tapete sensorial


Cinestésico, Visual, Auditivo e Teório são estilos de aprendizagem. Você sabe qual o seu? Saiba mais aqui.

TAGs: #educa.me #geografia #Recreação #EducaçãoInfantil #IBGE #Nóssomosassim #Nóssomosasas #ColégioInterlagos #EscolaInterlagos #EscolaCidadeDutra #ColégioCidadeDutra

COMPARTILHE:  

 

LEIA TAMBÉM em Eventos

JUNINA | BRASILIDADES HOMENAGEIA AS DIVERSAS CULTURAS DO PAÍS

Mãe ergue criança próximo as bandeiras juninas

Últimas

Inclusão | Você já ouviu falar do Goalball?

| 2018, Esporte, Primeira Linha | No Comments

Conhecer as dificuldades do outro e respeitar seus limites. Vivenciar práticas como o Goalball é fundamental para ajudar a desenvolver premissas como estas nas crianças. O Goalball é uma atividade…

Conhecendo os nutrientes e a química dos alimentos

| 2018, Fundamental, Primeira Linha | No Comments

Quem viu a turma do 8º ano da tarde no pátio, podia até imaginar que os estudantes se preparavam para jantar. Entretanto, a organização dos pratos, anteriormente preparados em casa,…

Entendendo o ciclo da água

| 2018, Fundamental, Primeira Linha | No Comments

O Certus adota anualmente uma lista de livros paradidáticos, que é dividida por série. Os temas são variados e, na educação infantil e ensino fundamental I, o objetivo vai além…

Tem matemática no boliche!

| 2018, Fundamental, Primeira Linha | No Comments

Para muitos adultos aprender matemática foi algo muito complicado. E a maneira como foram apresentados à disciplina tem grande responsabilidade neste contexto. Entretanto, é possível aprender sem causar traumas e…

Leave a Reply