Inclusão | Você já ouviu falar do Goalball?

Conhecer as dificuldades do outro e respeitar seus limites. Vivenciar práticas como o Goalball é fundamental para ajudar a desenvolver premissas como estas nas crianças.

O Goalball é uma atividade praticada por atletas que possuem deficiência visual. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos dentro do gol do adversário. As equipes são formadas por três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos.

O esporte foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e pelo alemão Sepp Reindle, para reabilitar e socializar os soldados veteranos que perderam a visão durante a 2º Guerra Mundial.

A professora Danielle Oliveira trabalhou a modalidade com os estudantes aqui no Certus.  “Como nesta atividade o som é muito importante, optei por colocar uma bola de basquete dentro de uma sacola plástica, destas bem barulhentas”, revela a educadora.

COMPARTILHE:  

   

Durante a partida foi necessário que os estudantes fizessem muito silêncio, para ouvirem o som e a direção da bola. Desenvolver esta habilidade não é fácil para as crianças, que são sempre muito agitadas. Mas foi possível. Além disso, a atividade desenvolve noções táteis e auditivas e amplia a percepção de espaço.

Incluir um esporte como este nas atividades escolares tem uma importância que transcende o ambiente da quadra. O objetivo principal, neste caso, foi despertar nos estudantes um olhar mais próximo das dificuldades enfrentadas por todos os portadores de deficiência visual. Fortalecendo assim, sentimentos como solidariedade, inclusão social, respeito ao próximo e às diferenças.

           

Você sabia?

A Seleção Brasileira masculina é a atual campeã mundial e foi vice nos Jogos de Londres 2012. Já a Seleção feminina levou o ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015, além de inúmeras medalhas de prata em outros campeonatos.

 

Venha conhecer o Certus! 

Vamos conversar?Vamos conversar?

Leave a Reply