ESTUDO DO MEIO - MANANCIAIS, REPRESA BILLINGS

ESTUDO DO MEIO | MANANCIAIS, REPRESA BILLINGS

Alunos participam de trilha ecológica no SESC Interlagos e vivenciam no Estudo do Meio a importância de mantermos preservadas as áreas de mananciais da Represa Billings.

 Estudo do Meio ,  mananciais  –  Represa Billings 

Veja o álbum de fotos

COMPARTILHE:  

Falar sobre bacias hidrográficas, ecologia, biodiversidade, conservação ambiental, poluição e conflitos socioambientais pode ser maçante e pouco produtivo dentro da sala de aula. Entretanto, quando trazemos estes temas para a nossa realidade e os vivenciamos na prática, o aprendizado flui e o que antes era puramente teórico passa a fazer sentido em nossa rotina. A experiência é um aprendizado para a vida inteira e a melhor forma de conscientizar e ensinar sobre qualquer assunto.

Venha conhecer o Certus! 

Vamos conversar?Vamos conversar?

Nossa experiência foi muito legal
Aprendemos um pouco da história 
da Represa Billings e das árvores nativas.
Fizemos a coleta da água e foi incrível!

Pedro Luiz Ferreira – 7º ano A1

Pensando nisso, os professores Luciano Marinho, de geografia e Rogério Escribano, de ciências planejaram uma atividade interdisciplinar com o objetivo de aprofundar os estudos sobre: mananciais, clima, vegetação, fauna e flora, além da educação ambiental e a importância da preservação do bioma Mata Atlântica.

A melhor parte foi termos 
aprendido nos divertindo. 

Yasmin Husein dos Santos Zoghbi – 7º ano A2

Estudo do Meio - Mananciais, Represa Billings

 Estudo do Meio  |  Mananciais ,  Represa Billings 

O Estudo do Meio realizado no SESC Interlagos foi o cenário perfeito para este desenvolvimento e apoiados por guias e agentes ambientais o grupo participou de uma trilha às margens da Represa Billings onde puderam observar os impactos ambientais causados pela ocupação desordenada nas áreas de mananciais, além de entenderem a importância da preservação desses reservatórios para as gerações futuras.

Sesc Interlagos, Estudo do Meio

 Estudo do Meio  –  Sesc Interlagos 

Com a orientação do professor Rogério, o grupo colheu amostras da água da represa, e farão uma análise do material recolhido no laboratório bioquímico do colégio.

A programação incluiu ainda, uma visita à instalação Água Viva, que apresenta o tempo de degradação de alguns resíduos descartados na água.

Mananciais | A represa Billings é um dos maiores e mais importantes reservatórios de água de São Paulo. 

A atividade foi encerrada com um delicioso piquenique no bosque do SESC.

No dia da trilha estava
muito calor, mas quando entramos 
na mata, refrescou. É mesmo importante
preservarmos a natureza.

Wesley Moreira Duarte – 7º ano A2

O estudo do meio seguiu os preceitos dos estudos sobre educação ambiental, ecossistemas e biomas conforme o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), da educação fundamental, do MEC.

 

TAG: #EstudodoMeio #SESCInterlagos #Geografia #Ciências #Fundamental #EuVivoCertus #Grandesvoosnãoselimitam #aprenderaconviver #aprenderafazer #aprenderaconhecer #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioemInterlagos #EscolaemInterlagos #EscolanaCidadeDutra #ColégionaCidadeDutra

 

Aprender a fazer - pilar da unesco vivenciado nas práticas pedagógicas do Certus

Venha conhecer o Certus! 

Vamos conversar?Vamos conversar?

 

Leave a Reply