EDUCAÇÃO INFANTIL

Aprender brincando

Se uma criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força a serviço do mundo.

Rudolf Steiner

As crianças se desenvolvem por meio de relações e práticas cotidianas que são apresentadas a elas. Diante dessas condições, elas fazem amizades, brincam, desejam, constroem, observam, experimentam, questionam e promovem sentidos sobre o mundo e sua identidade individual e coletiva..

As atividades diárias nesta primeira etapa de vida escolar proporcionam o estreitamento de vínculos de afetividade e confiança com os professores e colegas, de forma a assegurar o desenvolvimento de suas diversas habilidades a partir da apropriação de si.

Desta forma, o colégio desenvolve um trabalho de autonomia proporcionando ao aluno a possibilidade de reflexão sobre o impacto de suas ações no coletivo. Além disso, tempos e espaços são disponibilizados para compartilhamento de saberes, colocando a criança pequena no lugar do sujeito protagonista de seu próprio processo, tornando o processo de ensino-aprendizagem parte fundamental das relações sociais.

A Brincadeira também faz parte desse desenvolvimento, pois é um exercício onde a criança pode explorar situações e tomar decisões, que são pouco vivenciadas na vida real.