Educação integral: entenda como funciona e quais as suas vantagens

By 7 de novembro de 20182015

O que exatamente você pensou ao ler a palavra educação integral? É muito provável que, ao buscar essa palavra, você tenha em mente que poderá deixar seus filhos em um lugar seguro enquanto trabalha, certo?

No entanto, a educação integral vai além do período que o aluno passará dentro de um colégio. Trata-se, na verdade, de uma maneira eficiente de proporcionar aos estudantes um desenvolvimento físico, social e intelectual mais efetivo.

Entenda como a educação integral funciona na prática

O colégio que atua em tempo integral, como princípio de tudo, precisa contar com uma estrutura que proporciona a efetividade da prática. Isso significa que serão necessários diversos ambientes, além da sala de aula, como quadra esportiva, cantina, laboratórios, biblioteca, salas de recreação e de informática.

Tudo isso é necessário para que o estudante possa desenvolver seu cronograma da melhor forma possível. Ocorre que, estudando no período integral, o aluno não passará todo o dia dentro de uma sala de aula. Ao contrário, a ideia é que ele possa realizar diversas atividades em seu período.

Desta forma, o colégio cria um cronograma das atividades realizadas ao longo do dia. Todas são selecionadas visando fazer com que os estudantes possam desenvolver habilidades intelectuais, físicas e sociais. Sendo assim, na prática, eles terão aulas convencionais, depois atividades físicas, de lazer, tempo para as refeições e assim por diante.

Afinal, quais são os benefícios de matricular seu filho no período integral?

Como mencionamos, o colégio que atua com período integral é muito mais do que um lugar seguro para deixar os filhos enquanto os familiares trabalham. Claro que é isso também, afinal, eles ficarão protegidos. No entanto, também é necessário destacar outras vantagens como:

Rendimento escolar

Alunos que estudam em período integral tendem a ter um melhor rendimento escolar, pois o período proporciona atividades extracurriculares e também estipula um cronograma que deve ser seguido. Isso faz com que os alunos acabem mais focados e, como consequência, tenham uma melhora significativa no rendimento.

Relações sociais

A melhora nas relações sociais também é outro ponto importante neste momento em que as crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados. No período integral, os jovens passam mais tempo com seus colegas e menos desconectados. Certamente, isso promove uma melhora em suas relações sociais.

Prática de esportes

Atualmente, muitas crianças e adolescentes estão sofrendo com o sedentarismo. Em um colégio de tempo integral, os alunos podem reverter este quadro, já que terão que praticar algum tipo de esporte.

Agora que você chegou até aqui, talvez uma dúvida esteja aflorando. Pode ser que queira saber como escolher um colégio de tempo integral de qualidade, certo?

Saiba que a melhor maneira para isso é analisar a metodologia de ensino no colégio, verificar se ele conta com todos os ambientes e equipamentos para promover o período integral, analisar as apostilas e, por fim, observar se o colégio atua com os mesmos valores que você deseja para o seu filho.

Basicamente, esses são alguns critérios importantes para encontrar o colégio com educação integral. No entanto, caso tenha algum questionamento sobre o assunto, escreva para nós aqui nos comentários. Teremos o prazer de esclarecer suas dúvidas!

Leave a Reply