Cuidados com Horta | A importância das Minhocas

By 2 de julho de 20182018, Fundamental, Primeira Linha

Assim como a construção precisa de uma fundação segura e de um alicerce bem firme, o bom tratamento da terra é a base para garantirmos que a horta produza alimentos orgânicos de qualidade. É através do solo fértil que as plantas adquirem os nutrientes necessários para crescerem.

Nossa horta precisava receber esta recauchutada de vitaminas. E como aqui tudo é experiência, os estudantes do 3º e 4º anos foram responsáveis por esta renovação.

COMPARTILHE:  

  

  

COMPARTILHE:  

Seguindo as instruções do professor Robson Zago, de ciências e biologia, as crianças depositaram o Húmus e acompanharam todo este processo.

O húmus minhoca, que foi utilizado, é um tipo de fertilizante natural, afinal queremos garantir que os alimentos produzidos em nosso espaço não contenham produtos sintéticos ou agrotóxicos.

         

“Não tive medo nem nojo das minhocas porque eu já tinha visto algumas na caso do meu avô”

Manuella, 3º ano B2

As crianças manusearam a terra e aprenderam sobre a importância das minhocas neste processo.

   

  

COMPARTILHE:  

“Eles literalmente colocaram a mão na massa! Misturaram a terra com o fertilizante para que o solo ficasse rico em nutrientes. Neste momento eles encontraram várias minhocas; falamos sobre sua importância, por exemplo, na produção do húmus e nos túneis que elas cavam, que permitem a entrada de água”.

Robson Zago, professor

  

Veja o álbum de fotos

Curiosidade

As minhocas se alimentam de pequenas pedras contendo nutrientes e, após consumirem, criam uma espécie de “pasta” que melhora a qualidade da espessura do solo.

Além disso, elas levam ar à superfície e acabam arejando o solo, quando passam pelos túneis subterrâneos criados por elas.

Assista para saber mais!

COMPARTILHE:  

 

Venha conhecer o Certus! 

Vamos conversar?Vamos conversar?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply