LINGUAGEM | DRAMATIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO CULTURAL

By 18 de dezembro de 20172017, Fundamental
Na aula de português do fundamental do Certus, 6ºs e 7ºs anos dramatizam os roteiros criados pelos alunos para aprofundar o estudo de inglês

Na disciplina de português, professora Sandra trabalha o Teatro como ferramenta de aprendizagem.

Na aula de português do fundamental do Certus, 6ºs e 7ºs anos dramatizam os roteiros criados pelos alunos para aprofundar o estudo de inglês
O aluno tem liberdade para elaborar o roteiro de acordo com seus conhecimentos e dramatizar a história.

Venha conhecer o Certus! 

Vamos conversar?Vamos conversar?

Na aula de português do fundamental do Certus, 6ºs e 7ºs anos dramatizam os roteiros criados pelos alunos para aprofundar o estudo de inglês

Nos divertimos bastante. 
Foi algo diferente o que tivemos no nosso trabalho.
A apresentação nos deixou bastante felizes.

Fernando Henrique Moções – 7º ano A2

O acesso a linguagem teatral é uma importante ferramenta para auxiliar a lidar com a timidez, a desenvolver e ampliar o trabalho em grupo entre crianças e adolescentes. “O resultado desse trabalho é muito prazeroso, pois há um envolvimento de todos, seja na dramatização ou nos bastidores”, cita Sandra Wakeha, professora de português dos 6ºs e 7ºs anos do Fundamental.

Na aula de português do fundamental do Certus, 6ºs e 7ºs anos dramatizam os roteiros criados pelos alunos para aprofundar o estudo de inglêsPara a atividade cada série pode desenvolver um tema. Os 7ºs anos escolheram lendas sobre o folclore brasileiro. Já os 6ºs anos optaram pelos temas da apostila de habilidades do UNOi: Assertividade e O pertencer ao grupo. “Foi um momento que pude me inspirar na personagem, fazer as pessoas se divertirem e participarem da história”, comenta Ana Carolina Takekoshi, do 7º ano A1.

Acho que todo o grupo se divertiu.
Não tivemos dificuldades.

Paulo Cesar Saldanha – 7º ano A2   

Na aula de português do fundamental do Certus, 6ºs e 7ºs anos dramatizam os roteiros criados pelos alunos para aprofundar o estudo de inglês
Para o psicólogo Howard Gardner, líder do grupo de pesquisas da universidade de Harvard desenvolvida a partir dos anos 80, com o título de A Teoria das Múltiplas Inteligências e o Teatro, a inteligência não pode ser medida e se restringir às habilidades linguística e lógico-matemática, porque os seres humanos normais podem desenvolver no mínimo sete habilidades interdependentes, que se relacionam e auxiliam na resolução criativa de problemas. Assim, as inteligências são denominadas como lógico-matemática, linguística, espacial, musical, sinestésica, interpessoal e intrapessoal, e não se restringe a uma ou duas dominantes. O estudo pode ser melhor compreendido através da obra  The Shattered Mind(1985), ou Fronteiras do pensamento – versão em português encontrada nas livrarias.

Na aula de português do fundamental do Certus, 6ºs e 7ºs anos dramatizam os roteiros criados pelos alunos para aprofundar o estudo de inglês

Sandra entende que o estudo através das artes é precioso na aprendizagem. “O Teatro é fundamental na formação cultural dos alunos”. E complementa: “Auxilia no conhecimento e no entretenimento de forma mais divertida”. 

O Certus tem o TECER – projeto extracurrilar de grupo de teatro voltado para adolescentes a partir do 8º ano do Fundamental ao Ensino Médio. Antes dessa fase, o Teatro é trabalhado na grade regular em outras disciplinas visando estimular a expressão artística e pessoal no aluno.

Na aula de português do fundamental do Certus, 6ºs e 7ºs anos dramatizam os roteiros criados pelos alunos para aprofundar o estudo de inglês

Veja o álbum de fotos

Saiba mais sobre o estudo de Howard Gardner e a obra The Shattered Mind (Fronteiras do Pensamento):

Fonte: UFRGS TV

COMPARTILHE:  

TAG: #Português #Teatro #Fundamental #EuVivoCertus #Grandesvoosnãoselimitam #Brincadeiramusical #aprenderaconviver #aprenderafazer #aprenderaconhecer #nóssomosunesco #Nóssomosasas #Euvivocertus #Nóssomosassim #ColégioemInterlagos #EscolaemInterlagos #EscolanaCidadeDutra #ColégionaCidadeDutra

Aprender a fazer - pilar da unesco vivenciado nas práticas pedagógicas do Certus

Venha conhecer o Certus! 

Vamos conversar?Vamos conversar?

Últimas

Tem matemática no boliche!

| 2018, Fundamental, Primeira Linha | No Comments

Para muitos adultos aprender matemática foi algo muito complicado. E a maneira como foram apresentados à disciplina tem grande responsabilidade neste contexto. Entretanto, é possível aprender sem causar traumas e…

Nossas mascotes, as tartarugas

| 2018, Eu Vivo Certus, Primeira Linha | No Comments

No dia 23 de maio se comemora o dia da tartaruga. Pré-históricas, as primeiras habitaram a Terra há mais de 200 milhões de anos. Um dos animais mais antigos do…

Vivenciar o cotidiano escolar

| 2018, Eventos, Primeira Linha | No Comments

Compartilhar práticas e estreitar relacionamentos é primordial para o desenvolvimento dos estudantes. É vital a participação da família nesse contexto e, eventos como a Vivência, possibilitam compreender melhor o trabalho…

Futebol Americano, por dentro da modalidade

| 2018, Esporte, Primeira Linha | No Comments

Imergir em uma cultura diferente aumenta nosso repertório e abre um mundo de possibilidades que antes parecia inatingível. Desta forma, proporcionar experiências que fujam do contexto geral é um desafio…

[/vc_column][/vc_row]

 

 

 

 

Leave a Reply