CIDADANIA | PARLAMENTO JOVEM PAULISTANO

By 14 de dezembro de 20172017, Fundamental, Primeira Linha
Thalles de Assis, aluno do 8º Ano do Fundamental do colégio Certus é eleito vereador jovem e vai a câmara municipal de São Paulo para votação do projeto de lei no Parlamento Jovem Paulistano

Thalles de Assis, do Fundamental do Certus é eleito vereador jovem por um dia na câmara municipal de São Paulo.

por Luciano Marinho, professor de Geografia do Fundamental 


Criado pela câmara municipal de São Paulo, o Parlamento Jovem Paulistano tem como objetivo principal oferecer aos jovens uma lição de democracia e cidadania vivendo a prática em um dia nas funções e trabalhos do Poder Legislativo Municipal.

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Todos estudantes do ensino fundamental II de instituições públicas ou particulares da cidade podem se candidatar para concorrer a uma das 55 cadeiras do parlamento. Devido ao número de habitantes, São Paulo tem o maior número de vereadores do Brasil.
O aluno para ocupar uma das cadeiras precisa criar um projeto de lei que deve ser enviado pela escola e será avaliado por uma comissão de vereadores da câmara. Os eleitos cinquenta e cinco melhores tem os autores-alunos como jovens vereadores por um dia.

Em 2017, 455 colégios participaram e o projeto do aluno Thalles de Assis foi escolhido tendo a oportunidade de assumir uma cadeira na câmara municipal.

As seletivas se estenderam ao longo do primeiro semestre no colégio. Após apresentação do projeto pela coordenadora Márcia Lins, dez alunos foram reunidos em um time divididos em dois grupos, sendo apresentado dois projetos seguindo as regras do concurso.

O primeiro grupo composto por Thalles e pelos alunos: Gustavo Maciel, Guilherme Cardoso, Brian de Souza – todos do 8º A1, escolheram o partido da natureza com um projeto que trata das cotas de produtos orgânicos nas feiras livres da capital. Essa cota para produtores, visa facilitar o acesso da população a esse gênero alimentício, estimular a produção de orgânicos na capital, incentivar a agricultura familiar e baratear o custo para população, uma vez que a negociação seria feita entre produtor e consumidor final, sem intermediários.

O segundo grupo era composto pela aluna Mariana Pinheiro do 8º A1 e as alunas do 7º A2 Maria Clara, Giovanna Rocha, Anna Elisa e Emilly Pinseta que escolheram o partido da assistência social criando um projeto que previa assistência psicológica a alunos da rede municipal em situação de vulnerabilidade (sócio – familiar).


Depois da apresentação dos projetos, em uma reunião com todos os participantes decidiu-se que a proposta mais original era do grupo do Thalles, e, assim, encaminhada a inscrição para o concurso.

Em outubro chegou a noticia da Assessoria de Assuntos Institucionais da Câmara Municipal com a  aprovação dos nossos alunos e Thalles assumiu a cadeira da câmara como vereador jovem da cidade no dia 10/11.

Na data, após abertura da sessão solene, o aluno foi diplomado, tomou posse e fez a leitura do projeto. Com 32 votos a favor a lei teve aprovação.


Thalles ainda participou efetivamente votando em outras 54 leis dos colegas parlamentares. Um verdadeiro exercício de cidadania e democracia que tive o prazer de acompanhar.

Baixe o arquivo do Projeto lei 61/2017 Parlamento Jovem Certus do Thalles e leia na íntegra.

Saiba mais no site da câmara.


Veja o álbum de fotos

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